sábado, 18 de maio de 2013

Teatro " O Conde que não consegue dormir"


Durante as aulas de expressão dramática , dividimos-nos em dois grupos para realizar um teatro, o meu grupo escreveu o seguinte teatro.

             


   “O conde que não consegue dormir”
P’lo Grupo Emes TV
Personagens:
CONDE – Marta Lourenço
GALO – Mariana Borges
PAPAGAIO – Verónica Silva
GATA – Marta Gonçalves
RATO – Tânia Marques


Cena I
Personagens
CONDE E PAPAGAIO

CONDE
 Ai que estou tão cansado, olha um sofá vou dormir. 

GALO
(Entra)  Có-Có-Ró-Có-Có!!

CONDE
(que acorda sobressaltado com o barulho do GALO a espreguiçar-se, e cai da cadeira)
Han? O que? O que é isto? (Encontra GALO) Ai este galo… (Avança para Galo) Ai galo maldito, acordaste-me outra vez. Vou-te matar. (Corre atrás do Galo)

GALO
(que foge) Socorro! (GALO apanha uma bola e coloca-a na mão do Conde que fica parado a olhar para o que recebe. Pausa. GALO aproveita o momento e desaparece)


CENA II
Personagens
PAPAGAIO + CONDE + GALO

CONDE
Uma bola? Para que é que eu quero uma bola? (CONDE atira a bola que o GALO lhe pôs nas mãos para longe e PAPAGAIO que entra, leva com a dita bola e cai) 

PAPAGAIO
Ai! Ai! Ai!

CONDE
Áh! Papagaio aleijei-te? (PAPAGAIO abana a cabeça e diz que sim e queixa-se) Espera um pouco que vou buscar água e toalhas para te curar.
(PAPAGAIO continua a queixar-se)

CONDE
Calma papagaio vais ficar bem! (PAPAGAIO acerta-lhe com a asa)  Assim não dá! (GALO entra e  bebe água e CONDE vê o GALO) Galo, por tua causa aleijei o papagaio, agora vais ajudar-me.
GALO
Que queres que eu faça?
CONDE
Vais fazer umas palhaçadas para entreter o papagaio
GALO
AH claro! Palhaçadas é a minha especialidade (PAPAGAIO imita o GALO)



Cena III
Mesmo cenário
Personagens
AS MESMAS + GATA

GATA
(Entra a espreguiçar-se) Miauuuuu! Ai que sol tão bom… Miauuu (Deita-se)

CONDE
Já só falta um bocadinho… E… Já está! (PAPAGAIO mexe a asa) Agora tenta voar (ele voa) Muito bem, agora experimenta um grande voo! (PAPAGAIO voa e tropeça na GATA)

GATA
Ron Ron… Miauuu! (Arranha o PAPAGAIO)

PAPAGAIO
(Que corre) ÁH ÁH (Começa a correr)

GATA
Seu bicho piolhento aleijaste-me (Levanta-se e corre atrás do PAPAGAIO e GALO começa a correr também atrás deles)

CONDE
PÁREM! Já chega. Isto assim não pode continuar.

GATA
Mas foi ele que começou… (Aponta para o papagaio e anda para a frente resmungando) Miauuu, miauuu…

PAPAGAIO
Eu só estava a tentar voar. (Voa)
GALO
E eu fui atrás do papagaio. (Salta para cima do sofá, algazarra outra vez)

CONDE
ÁÁhhh! Silêncio. (Animais dão-lhe miminhos)

CENA IV

Personagens
CONDE + PAPAGAIO + GALO + GATA + RATO

(RATO entra, GATA vê-o e começa a rosnar, GATA corre atrás do RATO, PAPAGAIO corre atrás da GATA e GALO corre atrás do PAPAGAIO)

CONDE
 Eu só queria descansar. Socorro! (Senta-se no sofá. Animais apercebem-se e voltam a dar miminhos ao CONDE, menos RATO. GATA olha para RATO e ameaça-o. Conde conta uma história) Era uma vez uma gata que era amiga de rato e de mais animais que viviam na quinta do Conde Gautinguecal…

ANIMAIS
(Começam a cantar) Conde Gautinguecal, Conde Gautinguecal, Conde Gautinguecal… ( Conde continua a história e animais adormecem)
CONDE
Finalmente paz…

Sem comentários:

Enviar um comentário